2016: um ano de novos horizontes no espaço

2016: um ano de novos horizontes no espaço

A exploração espacial atingiu novos patamares em 2016. As notícias do ano referentes ao espaço incluíram preparativos para missões a Marte, inovações na reutilização de foguetes, histórias não contadas da Nasa e ciência planetária empolgante.

Acompanhe os destaques!

1º de março: Scott Kelly volta à Terra


O astronauta Scott Kelly teve um ano memorável no espaço — ele bateu o recorde americano de tempo no espaço e participou de um “estudo de gêmeos” destinado a ajudar a nos preparar para viagens a Marte. Ele também tirou algumas fotos incríveis!

8 de abril: SpaceX tem sucesso em pouso

Um foguete Falcon 9 da SpaceX foi lançado com carga para a Estação Espacial Internacional. Nove minutos depois, o primeiro estágio do foguete aterrissou de volta na Terra, em uma plataforma flutuante chamada Of Course I Still Love You (É claro que ainda te amo). Segundo Elon Musk, fundador da SpaceX, os foguetes reutilizáveis poderão reduzir drasticamente o custo dos lançamentos espaciais.

A SpaceX* e a Blue Origin*, duas empresas espaciais privadas, estão projetando e testando tecnologia de foguete reutilizável.

24 de agosto: uma outra Terra?

Astrônomos descobriram um planeta rochoso que poderia ser habitável orbitando nosso sistema solar mais próximo. As primeiras sondas espaciais não tripuladas poderão alcançar esse novo planeta, chamado Proxima b, até o fim do século.

29 de agosto: sequenciamento de DNA no espaço


Kate Rubins
abriu um novo mundo na genética quando analisou amostras de DNA na Estação Espacial Internacional. Com essa tecnologia, os cientistas poderão diagnosticar doenças em longas viagens no espaço e potencialmente identificar formas de vida além da Terra com base no DNA.

4 de dezembro: Saturno está pronto para close


Durante seu “grand finale”, a espaçonave não tripulada Cassini da Nasa está se lançando nos anéis de Saturno. A última etapa da missão da Cassini pode nos dizer muita coisa sobre a formação dos planetas.

25 de dezembro: sem mais “figuras ocultas”

 

Você talvez não tenha ouvido falar de Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, mas essas três matemáticas afro-americanas ajudaram a lançar algumas das maiores conquistas da Nasa, inclusive o histórico voo orbital de John Glenn em 1962.

Um novo filme, Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures), retrata essas pioneiras. Estreou em 25 de dezembro.


Fonte: https://br.usembassy.gov/pt/

Artigos Relacionados

Help Vistos

Help Vistos

Despachante de visto americano ✅ Tire seu Visto rápido! Atendemos todo o brasil ☝Cuidamos dos formulários e orientamos conforme o perfil do solicitante!

Ler todos os artigos

Atendemos todo o Brasil
Faca um orçamento!

""
1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Dúvidas? Fale conosco!