Artigo do Cônsul | Estados Unidos – Brasil: Parceria em Energia Renovável

Artigo do Cônsul | Estados Unidos – Brasil: Parceria em Energia Renovável

Estados Unidos – Brasil: Parceria em Energia Renovável

Por Richard Reiter

Cônsul Geral
Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife

O Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife é um dos mais antigos postos diplomáticos dos Estados Unidos no mundo, com mais de 200 anos em operação. O primeiro diplomata americano, Samuel Voorhees, chegou ao Recife em 1815, antes mesmo do Brasil se tornar uma nação independente. Os Estados Unidos foram atraídos pelas oportunidades comerciais que existiam em Pernambuco – principalmente açúcar e algodão na época.

Dois séculos depois muita coisa mudou no mundo, mas a importância do nosso relacionamento com o Brasil permanece. O Brasil e os Estados Unidos são as duas maiores economias do Hemisfério Ocidental. No ano passado, negociamos US $ 46 bilhões, e Pernambuco continua a desempenhar um papel importante em nossa parceria comercial. Mas, à medida que nossas economias evoluíram, o mesmo aconteceu com nossos padrões de comércio e é por isso que estamos extremamente orgulhosos de estabelecermos esta parceria com Pernambuco no setor de energia renovável – um campo no qual o Estado é líder.

O Consulado Geral dos Estados Unidos está animado por organizar, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS), e Renewables 100 Policy Institue, o seminário Energia e Inovações Interconectadas: Mercados Sustentáveis do Século XXI no período de 4 a 6 de abril. Este evento é financiado em parte por um subsídio de US $ 75.000 do governo americano que busca alavancar parcerias público-privadas, reunindo o governo e o setor privado para encontrar soluções aos desafios mais difíceis. O objetivo do evento é gerar projetos comerciais entre empresas e instituições americanas e brasileiras que irão atender às necessidades de um setor energético em evolução, o qual, em 2015, foram investidos US $ 290 bilhões no setor de energia renovável em todo o mundo. A energia solar também gera vários empregos nos EUA. De acordo com o Departamento de Energia dos Estados Unidos, o departamento de energia solar sozinho emprega cerca de 375 mil pessoas nos EUA.

O workshop conta com a participação de sete empresas americanas de energia renovável, incluindo o Laboratório Nacional de Energia Renovável do Departamento de Energia dos EUA; A Universidade da Califórnia em Los Angeles; O Operador de Sistema Independente da Califórnia (CAISO); E a Comissão de Energia da Califórnia. Este interesse de instituições americanas de alto nível tanto públicas quanto privadas é uma indicação do potencial de participação brasileira neste campo, tanto como líder global quanto como mercado comercial. O Consulado Geral dos EUA está entusiasmado em apoiar este trabalho.

O workshop também lançará o projeto Pernambucano “Noronha Carbono Neutro”. Especialistas americanos e brasileiros irão trabalhar juntos para construir um plano de ação que transformará Fernando de Noronha em uma ilha que gera 100% de sua energia proveniente de tecnologias renováveis e de baixa emissão de carbono. Isto significa que a beleza natural da ilha será protegida e que o projeto servirá como modelo de tecnologia limpa que poderá ser usado em todo o mundo.

A colaboração do Consulado Geral dos Estados Unidos com Pernambuco é um compromisso antigo. Americanos e brasileiros têm trabalhado juntos no nordeste do Brasil por dois séculos. Estamos confiantes de que o workshop de abril vai ajudar a lançar mais 200 anos de cooperação comercial mutuamente benéfica.


Fonte: https://br.usembassy.gov/pt/

Artigos Relacionados

Help Vistos

Help Vistos

Despachante de visto americano ✅ Tire seu Visto rápido! Atendemos todo o brasil ☝Cuidamos dos formulários e orientamos conforme o perfil do solicitante!

Ler todos os artigos

Atendemos todo o Brasil
Faca um orçamento!

""
1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Dúvidas? Fale conosco!