Consulado no Recife comemora o Mês Internacional da Mulher

Consulado no Recife comemora o Mês Internacional da Mulher

O Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife promoveu diversos eventos para celebrar o Dia Internacional da Mulher durante todo o mês de março. As atividades tiveram início com o lançamento de um concurso de redação, através da imprensa local e das mídias sociais, convidando pessoas de todo o estado de Pernambuco a participar com um texto criativo com o tema ”O que é ser uma mulher empoderada?”. Cerca de 60 redações foram enviadas por homens e mulheres, de 14 a 68 anos. Um comitê formado por sete funcionários do consulado compuseram o painel para revisão e seleção dos três vencedores. Todos os ganhadores foram anunciados no site da Missão dos Estados Unidos no Brasil e vão receber um tablet Kindle Fire 7. O primeiro lugar também teve seu texto publicado na edição impressa do Diario de Pernambuco no dia 8 de março e no site do consulado.

No dia 8 de março, o consulado e a Nação Xambá comemorou o Dia da Mulher e a Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024) com uma homenagem a Nina Simone no Centro Cultural Xambá, em Olinda. A Nação Xambá é uma das diversas comunidades no Brasil originárias de quilombos. Participaram do encontro professores da Universidade Federal de Pernambuco, músicos locais, ativistas, além de integrantes da comunidade. Após a exibição de um trecho do documentário “What Happened, Miss Simone?,” a diplomata americana Cristian Martinez-LuSane e outro integrante da comunidade consular falaram sobre a música de Nina Simone como expressão da cultura afro-americana e sua atuação como ativista e feminista. O evento foi encerrado com uma apresentação musical em homenagem aos orixás femininos e uma degustação de comidas afro brasileira e americana.

Um vídeo com a participação de alumni de programas promovido pelo governo dos EUA também foi lançado em março. As entrevistadas – Camila Borges, participante do YLAI e presidente do Politiquê?; Jovem Embaixadora 2016 e fundadora do InspiraSonho, Cindynéia Cantanhede; Giovana Machado, IVLP 2012 e diretora do programa Futuras Cientistas; e Regina Célia, IVLP 2014 e vice-presidente do Instituto Maria da Penha – falam sobre como elas estão usando seu trabalho e conhecimento adquirido de seus intercâmbios para inspirar e empoderar outras mulheres.

No dia 22 de março, um debate no estilo Karl Popper com tema “Um Sistema de cotas é necessário para promover a participação politica das mulheres” foi realizado no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O debate neste formato foca em proposições relevantes e muitas vezes polêmicas, enfatizando o desenvolvimento do pensamento crítico e tolerância para diversos pontos de vista. O debate, que consistiu em duas equipes, com quatro estudantes cada, que ofereceram argumentos e questões diretas aos times opostos, foi promovido em parceria com a Faculdade Damas e o TRE.


Fonte: https://br.usembassy.gov/pt/

Artigos Relacionados

Help Vistos

Help Vistos

Despachante de visto americano ✅ Tire seu Visto rápido! Atendemos todo o brasil ☝Cuidamos dos formulários e orientamos conforme o perfil do solicitante!

Ler todos os artigos

Atendemos todo o Brasil
Faca um orçamento!

""
1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Dúvidas? Fale conosco!