Diálogo Estratégico entre EUA e Brasil

Diálogo Estratégico entre EUA e Brasil

Departamento de Estado dos Estados Unidos

Gabinete do Porta-Voz
Para Divulgação Imediata
Comunicado à Imprensa

Em 13 de setembro, o secretário de Estado, Michael R. Pompeo, lançou o Diálogo de Parceria Estratégica EUA-Brasil com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo. O Diálogo de Parceria Estratégica Brasil-EUA é um resultado direto da reunião de 19 de março entre o presidente Trump e o presidente Bolsonaro em Washington, D.C., e serve como uma plataforma para o avanço de ações conjuntas nas prioridades compartilhadas entre os EUA e o Brasil. O Diálogo focou e avançou na colaboração bilateral em várias áreas, organizadas em três pilares: Apoio à Governabilidade Democrática; Prosseguimento da Prosperidade Econômica; e Fortalecimento da Cooperação em Segurança e Defesa.

Ao secretário se juntou o subsecretário de Assuntos Políticos, David Hale; a subsecretária de Controle de Armas e Segurança Internacional, Andrea Thompson; o subsecretário de Crescimento Econômico, Energia e Meio Ambiente, Keith Krach; e a subsecretária adjunta principal para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Julie Chung. A delegação brasileira incluiu o secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas, Pedro Miguel da Costa e Silva; o secretário de Política Externa, Comercial e Econômica, Norberto Moretti; e o secretário de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania, Fábio Marzano.

Durante o Diálogo, o secretário Pompeo e o ministro das Relações Exteriores Araújo destacaram o estabelecimento de um fundo de investimento de US$ 100 milhões, liderado pelo setor privado, fundo de impacto de 11 anos para a conservação da biodiversidade da Amazônia, seguindo o compromisso assumido pelos presidentes Trump e Bolsonaro em março. Eles enfatizaram o relacionamento econômico significativo e crescente entre os Estados Unidos e o Brasil, destacando medidas para facilitar o comércio e o investimento, aprofundar a colaboração na economia digital e diminuir as barreiras comerciais a bens como o etanol. A delegação afirmou o apoio contínuo dos EUA à adesão do Brasil à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em consonância com as declarações do presidente Trump em março de 2019. O subsecretário Krach também anunciou o relançamento da Comissão Mista EUA-Brasil sobre Cooperação Científica e Tecnológica, que deve ocorrer em Brasília, em novembro, e o apoio dos EUA a um Seminário de Energia no Rio de Janeiro para promover oportunidades bilaterais de investimento e exportação em outubro. Eles também aceitaram os planos de realizar a próxima fase do Fórum de CEOs Brasil-EUA, em Washington, em novembro.

O secretário Pompeo elogiou a liderança decisiva do ministro das Relações Exteriores do Brasil na abordagem da crise em curso na Venezuela. Os líderes reforçaram nossa parceria para promover a paz e a segurança globais, incluindo o compromisso do Brasil de co-sediar o grupo de trabalho do Processo de Varsóvia sobre questões humanitárias e refugiados, que ocorrerá no Brasil entre 5 e 6 de fevereiro de 2020, como parte do Ministerial para Avanço da Paz e Segurança no Oriente Médio.

A aubsecretária Thompson reafirmou o status oficial do Brasil como um grande aliado não pertencente à OTAN, anunciou o próximo diálogo político-militar em outubro, destacou o novo apoio dos EUA à programação para combater crimes ambientais, salientou a importância dos esforços globais para combater a proliferação de armas nucleares, químicas e biológicas, e discutiu a importância de um ecossistema 5G vibrante, diversificado e seguro.

###

Esta tradução é fornecida como cortesia e apenas o texto original em inglês deve ser considerado oficial.


Fonte: https://br.usembassy.gov/pt/

Artigos Relacionados

Help Vistos

Help Vistos

Despachante de visto americano ✅ Tire seu Visto rápido! Atendemos todo o brasil ☝Cuidamos dos formulários e orientamos conforme o perfil do solicitante!

Ler todos os artigos

Atendemos todo o Brasil
Faca um orçamento!

""
1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Dúvidas? Fale conosco!