Como preencher o formulário Ds-160 em português

Como preencher o formulário Ds-160 em português

O formulário DS-160 é um formulário obrigatório para preenchimento por todos os solicitantes do visto americano de não imigrante. Nesta categoria, estão diversos tipos de visto, como turismo, estudos, negócios, entre outros.

Se você quer tirar seu visto americano, esta é uma das primeiras tarefas a serem cumpridas no processo.

Para preencher este formulário, você vai precisar de certo tempo, bem como documentos para consultar informações, tanto suas quanto de terceiros. O preenchimento é intuitivo, mas é necessário prestar atenção aos campos e suas respostas.

Recomenda-se sempre dizer a verdade no formulário, pois o consulado americano verifica todas as informações. Dessa forma, uma informação incorreta ou inconsistente com a verdade pode interferir na decisão do agente consular.

Para iniciar o preenchimento do formulário DS-160, acesse aqui.

Vamos explicar o preenchimento do formulário DS-160 a seguir.

Preenchendo o formulário DS-160


1 – Antes de começar

Antes de preencher o formulário DS-160, você precisará escolher qual o posto consular que deseja realizar sua entrevista presencial. Existem 5 postos do Consulado Americano no Brasil:

  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Recife
  • Porto Alegre
  • Brasília

Local Entrevista Pessoal

Primeiramente, clique com o botão direito do mouse sobre um espaço em branco na tela e selecione “Traduzir para o português”. Assim, você poderá fazer o preenchimento todo em português.

Escolha o posto com melhor acesso a partir de sua residência. Note que, nem sempre, o posto consular mais próximo de sua cidade é o melhor a ser escolhido. Antes de escolher, analise as rotas até o local. Recomenda-se escolher o posto consular que exija menor quantidade de conduções a partir de sua residência.

 

2 – Guarde o ID de aplicação

ID da aplicação

Logo depois de escolher o posto consular e iniciar uma nova aplicação, você verá o ID da aplicação do seu visto. Esta é a identificação do seu formulário. Caso a página seja recarregada, perdida ou caso o tempo de espera do site expire, é possível recuperar o formulário com todas as informações que você já havia preenchido.

Portanto, guarde o ID de aplicação para preencher o formulário DS-160 em local de fácil visualização. O formulário também pede uma pergunta de segurança, para caso seja necessário recuperar sua aplicação.

3 – Informações pessoais

A primeira seção de informações do formulário DS-160 é sobre questões pessoais. Você preencherá seu nome, sobrenome, nomes anteriores (de solteiro ou casado), sexo, estado civil, data e local de nascimento.

Para pessoas casadas, separadas ou divorciadas, será necessário se lembrar da data de casamento e data de separação, pois deverão ser informadas mais adiante no preenchimento.

Também é na seção sobre informações pessoais que o formulário pergunta se você tem outra nacionalidade diferente da indicada anteriormente. Caso você tenha dupla cidadania, esta é a hora de indicar no formulário.

Informacões Pessoais 01

Logo abaixo, existem campos para indicar se você tem residência permanente fora do país, além de dados como CPF, número de Segurança Social dos Estados Unidos e número de Identificação de Contribuinte dos Estados Unidos. Esses dois últimos, somente quem já passou um período nos Estados Unidos possui.

Informações Pessoais Parte 2
4 – Informações sobre a viagem

A seguir, você indicará no formulário qual a categoria de visto não imigrante deseja tirar. Entre elas, estão as categorias principais:

  • Negócios e Turismo (B1/B2);
  • Negócios/Conferência (B1);
  • Turismo/Tratamento Médico (B2).

Informações Sobre Viagem

Para a maioria dos casos, o visto recomendado é o B2, de turismo. Os outros devem ser selecionados somente em casos específicos de acordo com as intenções e propósitos que se tem no país.

Também é nesta seção que você verá perguntas sobre a viagem em si, como data que se pretende chegar ao país, local de hospedagem, entre outros. Neste ponto, o formulário DS-160 masculino é diferente do formulário feminino.

Para preencher o formulário DS-160 feminino, você precisará de menos informações, pois o masculino solicita maiores detalhes acerca dos dados da viagem. Caso sua viagem ainda não esteja planejada, basta indicar isso no formulário.

 

5 – Companheiros de viagem

A seção sobre companheiros de viagem é para quem vai viajar em grupo. Se você estiver acompanhado, deve inserir as informações de seus acompanhantes nesta parte do formulário DS-160.

Caso esteja viajando com uma agência de viagens, também é necessário informar isso no formulário, embora o nome das pessoas que viajarão com você não seja solicitado.

Pessoas Viajando com Você

6 – Viagem anterior aos EUA

Para seguir com o preenchimento do formulário DS-160, será necessário informar se você já esteve nos Estados Unidos anteriormente. É nesta seção que você deve indicar se já teve visto americano negado anteriormente.

Grande parte das recusas de visto ocorrem porque o solicitante não informa que já teve recusas anteriores, ou informa que teve, mas não explica os motivos. É necessário informar o motivo da recusa, bem como reforçar seus vínculos com o Brasil.

Para vínculos, você pode informar sobre seu trabalho, faculdade, filhos, casamento, bens materiais (casa ou apartamento), empresas em seu nome, entre outros fatores que não te permitam permanecer nos Estados Unidos ilegalmente.

Viagem Anterior aos E.U.A.

7 – Endereço e telefone

Uma novidade na solicitação de visto americano desde Junho de 2019 é que, além do endereço residencial, endereço de correspondência e telefones do solicitante, o formulário pergunta também sobre redes sociais.

Assim, para preencher o formulário DS-160, é necessário indicar quais redes sociais você possui, bem como seu nome de perfil em cada uma. Se o seu nome nas redes sociais é diferente do seu nome verdadeiro, não tem problema. Basta informar o nome do perfil. Também é solicitado o e-mail do requerente.

Endereço e Telefone

8 – Informações do passaporte

Para as informações do passaporte, é necessário informar o tipo de passaporte, o número, bem como informações sobre local e data de emissão. Também será necessário indicar a data de validade do passaporte.

Para passaportes de adultos (maiores de 18 anos), a data de validade é sempre dez anos à frente, mas no dia imediatamente anterior.

Exemplo:

  • Emissão – 21/06/2019
  • Validade – 20/06/2029

Informações do Passaporte

Você também precisará indicar se já perdeu seu passaporte alguma vez. Caso positivo, diga a verdade. Informe o motivo, boletim de ocorrência, se houver, bem como o número do passaporte perdido e a nacionalidade.

Caso você não tenha essas informações, será necessário pagar uma multa na Polícia Federal no momento de confecção do passaporte.

 

9 – Contato nos EUA

Mais uma seção para preencher o formulário DS-160 é sobre seus contatos nos Estados Unidos. Você só deve informar que tem um contato nos Estados Unidos se pretende visitar esta pessoa, ou se hospedar com ela.

Caso você tenha um tio nos Estados Unidos, mas não pretende se hospedar com ele e ele nem mesmo sabe que você está indo para lá, informe que não tem um contato nos Estados Unidos. Essa informação será adicionada na próxima seção.

Contato nos E.U.A.

10 – Parentes

Na seção de parentes, são solicitadas informações sobre filiação (pai e mãe) bem como sobre parentes de primeiro grau que estejam nos Estados Unidos. Entram como parentes de primeiro grau:

  • Pai;
  • Mãe;
  • Irmãos;

Família e Parentes

Se você tem algum parente nos Estados Unidos, diga a verdade, mesmo que este parente esteja ilegal. Já tivemos casos onde a pessoa estava tendo o visto negado por informar que não tinha nenhum parente no país, porém, seu irmão estava no país de forma ilegal. Ao reaplicar o processo informando que esta pessoa tinha um irmão em situação ilegal no país, seu visto foi aprovado.

Logo em seguida, é perguntado se você tem outros parentes, que não sejam de primeiro grau, também vivendo ou passando um período no país. Neste caso, o formulário não perguntará seus nomes.

 

11 – Ex-cônjuge

Também é necessário informar dados de um ex-cônjuge, para quem é separado ou divorciado. Neste caso, é necessário saber o nome completo da pessoa, data de nascimento, local de nascimento, bem como data de casamento e de divórcio ou separação.

É também perguntado o motivo da separação. Evite desenvolver muito o motivo da separação. Seja breve e claro.

 

12 – Trabalho e educação

Para preencher o formulário DS-160 feminino, basta informar a ocupação principal com os dados solicitados. Já para o formulário DS-160 masculino, além de informar a ocupação principal, também é necessário informar empresas anteriores, bem como informações sobre formação acadêmica e cursos complementares.

Também é nesta parte do formulário que deve ser informada a renda do solicitante. Note que a renda real é o valor que consta no imposto de renda anual. Um valor diferente disso será verificado com improcedente pelo Consulado Americano, pois o Consulado tem acesso às informações da Receita Federal.

No formulário DS-160 masculino, também é perguntado se o solicitante pertence a algum clã, se fez alguma viagem a outros países nos últimos 5 anos, bem como os idiomas que fala. Fique atento: somente informe que fala inglês se for nível fluente, pois neste caso, a entrevista no Consulado Americano poderá ser conduzida em inglês.

Trabalho e Educação Novo

13 – Perguntas finais

É necessário responder a uma série de perguntas de cunho pessoal para preencher o formulário DS-160 totalmente. Essas perguntas se referem a condutas que o solicitante tem ou teve no passado.

Após responder a todas as perguntas, está finalizado o preenchimento do formulário. Lembre-se de salvar o print da aplicação, pois ele é muito importante para verificar informações em um momento futuro.

Se você ainda tiver dúvidas ou quiser uma ajuda especial e personalizada para você para tirar seu visto americano, fale com a Help Vistos! Somos especialistas em aprovação de visto americano e podemos te ajudar a realizar o seu sonho.

Artigos Relacionados

Visto negado: como evitá-lo

Visto negado: como evitá-lo

Saiba como não passar por essa situação que pode complicar a sua viagem Toda viagem internacional tem um planejamento, e uma das

Visto americano para Estudante

Visto americano para Estudante

Vistos para os Estados Unidos Existem alguma alguns tipos de visto de estudante para os EUA. Veja abaixo as diferenças. Estudante em

Visto americano em São Paulo

Visto americano em São Paulo

Como tirar o visto americano passo a passo  1. Formulário DS-160 O primeiro passo para tirar o visto americano é preencher o formulário

Help Vistos

Help Vistos

Despachante de visto americano ✅ Tire seu Visto rápido! Atendemos todo o brasil ☝Cuidamos dos formulários e orientamos conforme o perfil do solicitante!

Ler todos os artigos

Atendemos todo o Brasil
Faca um orçamento!

""
1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Dúvidas? Fale conosco!