UNITAS 2019 reúne militares de treze países no Rio de Janeiro

UNITAS 2019 reúne militares de treze países no Rio de Janeiro

Exercício marítimo acontece anualmente e visa incrementar a cooperação entre as marinhas das nações participantes.

Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2019 – De 19 a 30 de agosto, o Brasil sediará a Operação UNITAS LX, o mais antigo exercício marítimo multinacional, que é organizado pelos Estados Unidos desde 1959. O exercício visa fortalecer parcerias marítimas e melhorar a interoperabilidade, possibilitando que os países participantes treinem a condução de operações navais conjuntas em forças-tarefa multinacionais. Pela primeira vez, neste ano, o foco do UNITAS será testar a capacidade de cooperação regional marítima em cenários de ajuda humanitária e resposta a desastres naturais.

Além de Estados Unidos e Brasil, Argentina e Peru contribuirão com navios e aeronaves. Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai e Reino Unido participarão com suas delegações, enquanto Japão e Portugal estarão observando, totalizando, assim, 13 nações, 14 navios ou embarcações, um submarino, oito helicópteros e cinco aeronaves de asa fixa. O navio americano USS CARTER HALL deixou Norfolk, na Virgínia, no dia 4 de agosto, com cerca de 350 militares da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais a bordo, e está em rota ao Rio de Janeiro para integrar os exercícios. Nesta edição, além da operação no mar, haverá uma etapa anfíbia, que consistirá em uma simulação da coordenação de ajuda humanitária a partir da Ilha da Marambaia.

O Comandante do Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM), Almirante de Esquadra Craig S. Faller, o Contra Almirante Donald D. Gabrielson, o Major-general Michael F. Fahey, o Coronel Robert T. Meade e o Capitão Thomas E. Mayers vêm ao Brasil para participar do UNITAS. O Almirante Faller falará na cerimônia de abertura no dia 19 e, sem seguida, visitará o porta-helicópteros brasileiro Atlântico. No próprio dia 19, Faller fará uma palestra para alunos da Escola Superior de Guerra (ESG) sobre profissionalismo e liderança e, no dia 20, acompanhará a celebração do 70º aniversário da escola, cuja criação foi inspirada na Escola Nacional de Guerra (National War College) dos EUA. O Comandante seguirá do Rio para Natal, onde participará da Conferência Sul-Americana de Defesa 2019.

Ação social

Em paralelo ao UNITAS, os militares norte-americanos participarão também de duas ações sociais em parceria com a Marinha do Brasil, ambas no dia 20. A primeira consiste em um esforço de limpeza na praia de Icaraí, em Niterói. A segunda ação acontecerá no AquaRio, onde militares de todas as delegações participantes do UNITAS interagirão com 60 crianças de projetos sociais de ONGs cariocas e outros 35 alunos da escola municipal bilíngue CIEP Presidente Agostinho Neto, em um dia de atividades diversas. O transporte das crianças será oferecido pela organização não governamental Associação Parceiros da Educação RJ.

Para mais informações sobre esta Nota à Imprensa entrar em contato com a Assessoria de Imprensa do Consulado dos EUA no Rio: imprensario@state.gov / 3823-2125 ou 2122


Fonte: https://br.usembassy.gov/pt/

Artigos Relacionados

Help Vistos

Help Vistos

Despachante de visto americano ✅ Tire seu Visto rápido! Atendemos todo o brasil ☝Cuidamos dos formulários e orientamos conforme o perfil do solicitante!

Ler todos os artigos

Atendemos todo o Brasil
Faca um orçamento!

""
1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Dúvidas? Fale conosco!