Para que serve o visto dos EUA?
O visto é um documento que um país concede a uma pessoa para entrada e permanência em seu território por um período predefinido de tempo.
Caso alguém tente entrar em um país que exige visto sem ter o mesmo, isso pode implicar em uma deportação e possivelmente levará a uma proibição de entrada no território no futuro.
Por quanto tempo o visto é válido?
Dependendo do seu tipo de visto, a validade pode ser de até 10 anos.
Geralmente esse tempo de validade é dado para quem solicita o visto de turista.
Entretanto isso não significa que a pessoa terá permissão para ficar no país por dez anos.
A validade do documento serve para o solicitante viajar ao país nesse período sem precisar passar novamente por todo o processo de solicitação de visto.
Passo a passo para tirar o visto americano:
Formulário DS-160
Antes de mais nada é preciso preencher o formulário DS-160 .
É imprescindível que você responda a todas as perguntas honestamente, pois qualquer falsa informação pode fazer com que seu visto seja negado.
As perguntas estarão em inglês, mas é possível traduzi-las através de uma ferramenta que o próprio site oferece.
Salve as informações assim que preenchidas para evitar perdê-las caso a sessão expire.
Pagamento
O valor da taxa de solicitação é de US$ 160, caso não exija petição (B1/B2, C1/D, F, M, J, I, TN, TD).
O pagamento da taxa poderá ser feito através de boleto, cartão de crédito, por telefone ou em dinheiro em qualquer agência do Citibank.
Agendamento de entrevista
Após dois dias úteis (que é o prazo da confirmação do pagamento) vem o agendamento da entrevista. É preciso ter em mãos o número identificado como “nosso número” do boleto do DS-160 e o recibo de pagamento da taxa MRV para fazer o agendamento.
Caso opte em fazer o agendamento através do site será necessário fazer o cadastro incluindo seus dados pessoais e escolher a forma de entrega do passaporte.
Você agendará a data para a entrevista no consulado e também a data para a coleta de dados no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV).
CASV
Lá serão colhidas suas impressões digitais e foto. Será necessário levar o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160.
Fique atento a um detalhe: no momento do agendamento do CASV e da entrevista, a data da entrevista será marcada primeiro, mas é no CASV que você deve ir antes.
Entrevista
Essa é a etapa que a maioria das pessoas mais teme, porém não há motivos para tanto medo, desde que o solicitante responda a todas as perguntas com sinceridade. Além disso, procure chegar cedo ao consulado. Você deverá apresentar o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160.
Durante a entrevista mantenha a calma, este é um procedimento comum para quem quer viajar para os Estados Unidos, então saiba que você não é o único a passar por essa etapa. Lembre-se de estar com toda a documentação necessária e evite levar seu celular, já que a entrada com o aparelho é proibida.
Entrega
Após todas essas etapas você receberá seu passaporte com o visto americano conforme o meio que selecionou anteriormente.
Caso ainda tenha dúvidas, basta ligar para a central telefônica que o governo americano disponibiliza aqui ou acessar o FAC.
TIPOS DE VISTOS AMERICANOS
quando você passar na entrevista, você pode irá receber um dos vistos a baixo:
B-1: VISITANTES A NEGÓCIO
Esse visto é para pessoas que vão aos Estados Unidos para fazer negócios para empregadores não americanos. Não é válido para trabalho. O visto B1 só é emitido caso haja a garantia de que nenhum trabalhador americano correrá o risco de perder o emprego com a visita e que esta não será remunerada por nenhuma fonte americana.
B-2: VISITANTE A PASSEIO (TURISTAS)
Com esse visto não é permitido trabalhar, nem estudar (com exceção de cursos de baixa carga horária). O tempo de duração do visto é de 10 anos, mas o tempo de permanência que o visitante pode receber na imigração é normalmente de 6 meses (vai depender do oficial de imigração no momento da entrada nos Estados Unidos – Por isso, podem pedir a comprovação de que a viagem durará o tempo informado).
C-1: TRÂNSITO
Em geral, passageiros em trânsito (aqueles que estão apenas de passagem) pelos Estados Unidos necessitam de um visto C-1 válido.
F-1/F-2: ESTUDANTE
Esse visto é para estudantes admitidos em alguma instituição escolar aprovada pelo Serviço de Imigração. As instituições (Colégios ou Universidades) devem ter permissão para processar o formulário I-20.
O estudante precisará comprovar que possui vínculos com seu país de origem. Isso é necessário para mostrar que ele tem para onde voltar ao final do curso.
Além disso, outra comprovação que o estudante precisará é a de condição financeira, que precisa ser suficiente para manter o estudante no país sem que ele tenha que ter um emprego.
J-1/J-2: PROGRAMA DE INTERCÂMBIO
Apesar do visto ser destinado a “programas de intercâmbio”, ele não se aplica para intercambistas que vão fazer um curso de curta duração nos Estados Unidos (para esses estudantes, o tipo correto de visto seria o B-2, citado anteriormente).
Os solicitantes do J-1/J-2 podem incluir estudantes de pós-graduação, estrangeiros graduados em medicina buscando pós-graduação ou especialização, acadêmicos estrangeiros patrocinados por universidades como docentes temporários, e alguns profissionais estagiários.
M-1/M-2: ESTUDANTE VOCACIONAL
Esse visto é destinado a estudantes que pretendam frequentar uma universidade ou outra instituição acadêmica nos Estados Unidos.
Tem mais dúvidas sobre como tirar o visto americano?
consulte otite da help vistos: https://helpvistos.com.br/