Para brasileiros que tenham o sonho de estudar teologia, ou mesmo empregar suas vidas de modo profissional no campo religioso, o Visto americano para religiosos é a forma de viver nos Estados Unidos de forma legal e fazendo o bem para os outros, além de pregar sua fé e crescer no conhecimento.
Os Estados Unidos é considerado um país multicultural e religioso, onde várias denominações estão empregadas. Apesar da maioria da população afirmar ser cristã, por volta de 78% dos americanos, 4,7% afirmam ser de outras religiões como judaísmo e islamismo e 16% são agnósticos ou ateus.
O país é oficialmente um nação secular, sendo que a primeira emenda da constituição americana, garante o exercício de qualquer religião de forma livre e sem distinção, além de proibir que o país tenha um governo religioso. Por esse motivo, entrar nos Estados Unidos com Visto para religiosos é mais simplificado, já que se trata de uma nação laica.
Como e onde tirar o visto americano religioso
Este artigo visa esclarecer todos os pontos e dúvidas para tirar Visto Americano para Religiosos, quanto tempo demora para que saia o visto, quais as exigências obrigatórias, como deve ser o visto para cônjuges e dependentes e todas informações necessárias para entrar nos Estados Unidos de forma legal e fazer a vontade de deus.
Para pastores, ministros espirituais, médiuns, rabinos e enfim, qualquer pessoa que trabalhe e mantenha uma vida dedicada a sua fé, é possível entrar e morar nos Estados Unidos por um determinado tempo, usando o chamado Visto para religiosos.
Este tipo de Visto facilita a entrada de organizações religiosas e seus líderes e legaliza a entrada destes no país. Para entrar no país porém, o religioso deverá seguir algumas exigências básicas:
- Exercer o trabalho como pastor ou líder religioso.
- Trabalhar de forma remunerada na organização religiosa ou em uma sub organização dentro da denominação.
- A denominação religiosa precisa ser autêntica e legítima, reconhecida nos Estados Unidos, de preferência, sediada no país.
- A Denominação religiosa deve ser isenta de tributação, ou seja, sem fins lucrativos, conforme a seção 501 (c) (3) do Código do Imposto de Renda americano define.

A denominação religiosa deve fazer o pedido junto da embaixada americana nos Estados Unidos e com o pedido e toda documentação correta em mãos, autoriza a solicitação para o Visto Religioso.
Todo pastor ou líder religioso que vai para os Estados Unidos, tem uma permanência básica de até 30 meses, sendo possível exceder esta estadia por até 5 anos. Nesses casos é necessário comprovar a necessidade de continuar no país e dispor de mais documentos para garantir um tempo mais longo no EUA.
Visto Religioso adicionais para familiares
Muitos religiosos vão para os Estados Unidos acompanhados de suas famílias, nesse caso é preciso disponibilizar vistos adicionais para todos eles. Existem basicamente 2 tipos de vistos: o Visto derivado R2 e o Visto turismo B2.
O Visto derivado R2 é o visto adicional para a família do religioso, sendo que o visto deste será reconhecido como visto do titular Visto R1. As pessoas com visto adicional, terão as mesmas facilidades e benefícios que o titular e portanto o mesmo tempo de permanência total.
Já o Visto turismo B2 é indicado para parentes do titular R1 que não irão morar nos Estados Unidos, porém irão de férias em algum momento e portanto, necessitam de um visto adicional especial, que concede a autorização deste parente por um tempo, no máximo 6 meses no país, mas isto deve ser declarado e discutido com a imigração para que não tenha problemas futuros e nem durante a estadia.
Qual o valor do visto americano religioso?
O religioso ou denominação religiosa, deve solicitar o Visto Americano Religioso e pagar a taxa para solicitação de Visto, conhecida como Taxa MR. O valor gira em torno de US$ 190,00 dólares por solicitante e mais taxa adicional no valor de US$ 70,00 dólares por pessoa.
Solicitação e exigências obrigatórias para o visto americano religioso
É preciso fazer a solicitação inicial em 2 locais diferentes: Primeiro no Centro de Atendimento ao Solicitante de Vistos (CASV) e outro na Embaixada ou Consulado2 dos Estados Unidos. No caso do Visto Americano para Religiosos, a denominação do religioso é que deve fazer todas obrigações burocráticas.
Quando uma denominação religiosa decide enviar um pastor ou líder para os Estados Unidos, ela deve saber que durante o tempo de permanência da pessoa no país, deverá custear os custos financeiros dele e de sua família, principalmente se o líder religioso comprovar sua atuação profissional na organização.
Além disso, é preciso enviar outros documentos importantes e obrigatórios, que podem inclusive anular a entrada do religioso e sua família nos Estados Unidos. O Religioso não pode:
- Ter passado por ordem de deportação nos Estados Unidos e em outros países.
- Ter sido condenado a nenhum tipo de crime.
- Ter tentado ou entrado nos Estados Unidos com um visto inválido.
Um requisito importante e necessário, é que o religioso tenha comprovadamente no período de no mínimo 2 anos, ter feito alguma atividade voluntária ou serviço comunitário.

Anualmente os Estados Unidos oferece 5.000 vistos para religiosos, e a cada ano, suas exigências e cuidados para entrada e permanência dessas pessoas tem sido aumentada, por isso em caso de dúvida, solicite o auxílio da Help Vistos e garanta a entrada nos Estados Unidos de forma tranqüila e legal.
Links úteis para você:
Despachante de Visto Americano
Passo a Passo Visto Americano