Visto Americano no Rio de Janeiro – RJ

Visto Americano no Rio de Janeiro – RJ

Se você planeja viajar para os Estados Unidos, já deve saber que é necessário ter o visto americano, para entrar no país. O processo, todo feito no Brasil, é uma etapa bastante temida por muita gente. 

Contrário ao que muitos imaginam, o processo para tirar o visto americano não é complicado, na verdade, é relativamente simples.

O segredo é ter muito cuidado ao preencher os formulários, conferir as informações fornecidas e ao reunir os documentos exigidos.

E por fim, manter a tranquilidade quando comparecer às entrevistas nas datas agendadas pelo Consulado Americano.

Entretanto,o processo deve ser iniciado com antecedência à sua viagem. Isso porque o agendamento para a entrevista pode ser um pouco demorado, devido à alta demanda.

Passo a passo para tirar seu visto americano

Listamos as etapas pelas quais você deve passar para obter seu visto americano. Acompanhe e veja como é simples!

Tenha um passaporte válido

Este é o primeiro passo para conseguir o visto americano: ter um passaporte válido.

Preencha o Formulário DS 160

Com o passaporte em mãos, é hora de preencher o formulário DS 160disponível no site do Departamento de Estado dos EUA.

As perguntas são em inglês, mas no site você tem a opção de traduzi-las para o português. Para isso, é só passar o cursor do mouse sobre o trecho que você gostaria que aparecesse na nossa língua. 

No formulário DS 160, você deve preencher informações básicas e pessoais, como o nome completo, data de nascimento, endereço de residência, formação profissional, estado civil.

Além disso, será necessário responder a perguntas específicas sobre a viagem. Sendo assim, mesmo que ainda não tenha comprado a passagem aérea, você deve informar para onde quer ir, o que pretende fazer, etc.

Sobre isso, ressaltamos que é muito importante responder de maneira transparente e sincera. Afinal, esse formulário é o documento utilizado pelos funcionários consulares para determinar a elegibilidade do solicitante no dia da entrevista.

Pague a taxa de solicitação do visto americano

Para vistos de não imigrantes (B1/B2, C1/D, F, M, J, I, TN, TD), a taxa de solicitação (MRV) é de US$ 160. Aqui, uma dica extra: verifique a taxa de câmbio do dólar do dia para calcular certinho o equivalente em real.

Agende sua entrevista no CASV e no Consulado Americano

Para se cadastrar no site, você deve inserir o número de confirmação do DS-160. Também é necessário completar o processo de retorno dos documentos pelo serviço postal.

Faça a entrevista no CASV

A sua primeira entrevista vai ser no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). Nesse local, você vai fornecer sua impressão digital, foto, entre outros dados. Esta é a documentação para levar ao CASV:

  • Passaporte, que deve ser válido por pelo menos 6 meses
  • Página de confirmação do formulário DS-160 impressa
  • Página de confirmação e instruções do agendamento impressa

Entretanto, Na entrevista no CASV, não leve celular, relógio e aparelhos eletrônicos, pois é proibida a entrada desses objetos.

Faça a entrevista no Consulado Americano no Brasil

Em todo o processo de solicitação do visto para os EUA, a entrevista no Consulado Americano é a mais temida. Mas não há nada a temer. Mantenha a calma e fale a verdade, confirmando todos os dados que você mesmo preencheu no formulário.

Todos os visitantes da Seção Consular são examinados pelo pessoal da segurança antes da entrada. Por isso, novamente, evite levar celular e eletrônicos para não ter problemas.

No dia dessa entrevista, você leve os documentos que comprovem as informações preenchidas no formulário DS 160

TIPOS DE VISTOS AMERICANOS

quando você passar na entrevista, você pode irá receber um dos vistos a baixo:

B-1: VISITANTES A NEGÓCIO

Esse visto é para pessoas que vão aos Estados Unidos para fazer negócios para empregadores não americanos. Não é válido para trabalho. O visto B1 só é emitido caso haja a garantia de que nenhum trabalhador americano correrá o risco de perder o emprego com a visita e que esta não será remunerada por nenhuma fonte americana.

B-2: VISITANTE A PASSEIO (TURISTAS)

Com esse visto não é permitido trabalhar, nem estudar (com exceção de cursos de baixa carga horária). O tempo de duração do visto é de 10 anos, mas o tempo de permanência que o visitante pode receber na imigração é normalmente de 6 meses (vai depender do oficial de imigração no momento da entrada nos Estados Unidos – Por isso, podem pedir a comprovação de que a viagem durará o tempo informado).

C-1: TRÂNSITO

Em geral, passageiros em trânsito (aqueles que estão apenas de passagem) pelos Estados Unidos necessitam de um visto C-1 válido.

F-1/F-2: ESTUDANTE

Esse visto é para estudantes admitidos em alguma instituição escolar aprovada pelo Serviço de Imigração. As instituições (Colégios ou Universidades) devem ter permissão para processar o formulário I-20.

O estudante precisará comprovar que possui vínculos com seu país de origem. Isso é necessário para mostrar que ele tem para onde voltar ao final do curso.

Além disso, outra comprovação que o estudante precisará é a de condição financeira, que precisa ser suficiente para manter o estudante no país sem que ele tenha que ter um emprego.

J-1/J-2: PROGRAMA DE INTERCÂMBIO

Apesar do visto ser destinado a “programas de intercâmbio”, ele não se aplica para intercambistas que vão fazer um curso de curta duração nos Estados Unidos (para esses estudantes, o tipo correto de visto seria o B-2, citado anteriormente).

Os solicitantes do J-1/J-2 podem incluir estudantes de pós-graduação, estrangeiros graduados em medicina buscando pós-graduação ou especialização, acadêmicos estrangeiros patrocinados por universidades como docentes temporários, e alguns profissionais estagiários.

M-1/M-2: ESTUDANTE VOCACIONAL

Esse visto é destinado a estudantes que pretendam frequentar uma universidade ou outra instituição acadêmica nos Estados Unidos.

Tem mais dúvidas sobre como tirar o visto americano?

consulte otite da help vistos: https://helpvistos.com.br/

Artigos Relacionados

Visto negado: como evitá-lo

Visto negado: como evitá-lo

Saiba como não passar por essa situação que pode complicar a sua viagem Toda viagem internacional tem um planejamento, e uma das

Visto americano para Estudante

Visto americano para Estudante

Vistos para os Estados Unidos Existem alguma alguns tipos de visto de estudante para os EUA. Veja abaixo as diferenças. Estudante em

Visto americano em São Paulo

Visto americano em São Paulo

Como tirar o visto americano passo a passo  1. Formulário DS-160 O primeiro passo para tirar o visto americano é preencher o formulário

Help Vistos

Help Vistos

Despachante de visto americano ✅ Tire seu Visto rápido! Atendemos todo o brasil ☝Cuidamos dos formulários e orientamos conforme o perfil do solicitante!

Ler todos os artigos

Atendemos todo o Brasil
Faca um orçamento!

""
1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Dúvidas? Fale conosco!