Viajar para o exterior é uma ótima oportunidade de colecionar boas lembranças e conhecer outras culturas.
Entretanto, Se o seu destino for os Estados Unidos, saiba que será necessário a emissão de um visto para ter permissão de pisar no país.
Um visto é um documento de viagem, anexado ao passaporte, que é emitido pelo País de cidadania do viajante, junto à respectiva Embaixada ou Consulado do País para o qual pretende-se viajar.
Caso você seja cidadão brasileiro e deseje entrar nos Estados Unidos, por exemplo, você precisa estar com o seu visto em suas mãos antes de viajar.
Na verdade, tirar um visto depender de vários fatores.
Sendo o principal deles os seus vínculos com o brasil, o agente consular vai levar em conta, se você preenche os requisitos necessários e suas respostas na hora da entrevista.
Quanto mais vínculos você tiver, maiores são as chances de conseguir tirar o seu tão sonhado visto para os Estados Unidos.
Além disso, o o agente lhe fará algumas perguntas,para saber qual o objetivo da sua viagem.
Se é para negócios, para turismo, para estudo, etc. Depois disso, você vai conseguir verificar qual tipo de visto precisa e o que fazer a aplicação do documento.
TIPOS DE VISTOS AMERICANOS
quando você passar na entrevista, você pode irá receber um dos vistos a baixo:
B-1: VISITANTES A NEGÓCIO
Esse visto é para pessoas que vão aos Estados Unidos para fazer negócios para empregadores não americanos. Não é válido para trabalho.
O visto B1 só é emitido caso haja a garantia de que nenhum trabalhador americano correrá o risco de perder o emprego com a visita e que esta não será remunerada por nenhuma fonte americana.
B-2: VISITANTE A PASSEIO (TURISTAS)
Com esse visto não é permitido trabalhar, nem estudar (com exceção de cursos de baixa carga horária).
O tempo de duração do visto é de 10 anos, mas o tempo de permanência que o visitante pode receber na imigração é normalmente de 6 meses (vai depender do oficial de imigração no momento da entrada nos Estados Unidos – Por isso, podem pedir a comprovação de que a viagem durará o tempo informado).
C-1: TRÂNSITO
Em geral, passageiros em trânsito (aqueles que estão apenas de passagem) pelos Estados Unidos necessitam de um visto C-1 válido.
F-1/F-2: ESTUDANTE
Esse visto é para estudantes admitidos em alguma instituição escolar aprovada pelo Serviço de Imigração. As instituições (Colégios ou Universidades) devem ter permissão para processar o formulário I-20.
O estudante precisará comprovar que possui vínculos com seu país de origem. Isso é necessário para mostrar que ele tem para onde voltar ao final do curso.
Além disso, outra comprovação que o estudante precisará é a de condição financeira, que precisa ser suficiente para manter o estudante no país sem que ele tenha que ter um emprego.
J-1/J-2: PROGRAMA DE INTERCÂMBIO
Apesar do visto ser destinado a “programas de intercâmbio”, ele não se aplica para intercambistas que vão fazer um curso de curta duração nos Estados Unidos (para esses estudantes, o tipo correto de visto seria o B-2, citado anteriormente).
Os solicitantes do J-1/J-2 podem incluir estudantes de pós-graduação, estrangeiros graduados em medicina buscando pós-graduação ou especialização, acadêmicos estrangeiros patrocinados por universidades como docentes temporários, e alguns profissionais estagiários.
M-1/M-2: ESTUDANTE VOCACIONAL
Esse visto é destinado a estudantes que pretendam frequentar uma universidade ou outra instituição acadêmica nos Estados Unidos.
Tem mais dúvidas sobre como tirar o visto americano?
consulte o site da help vistos: https://helpvistos.com.br/