Zika Vírus no Brasil

Zika Vírus no Brasil

Alerta – Nível 2, Prática de Precauções Avançadas

Nota: Este aviso de viagem foi atualizado em 10 de março de 2017, para incluir um mapa interativo de risco da Zika.
Qual é a situação atual?

Autoridades de saúde pública relataram que os pernilongos no Brasil estão infectados com o Zika Vírus e estão transmitindo-o para as pessoas.

Como o Zika Vírus é propagado principalmente por pernilongos, o CDC recomenda que os viajantes ao Brasil se protejam de picadas de pernilongos. Os pernilongos que espalham o Zika geralmente não vivem em elevações acima de 6.500 pés (2.000 metros) por causa das condições ambientais. Os viajantes cujos itinerários são limitados a áreas acima desta elevação têm um risco mínimo de contrair o Zika de um pernilongo. O mapa a seguir mostra as áreas do Brasil acima e abaixo de 6.500 pés * Para obter mais informações, consulte Perguntas e Respostas: risco do Zika em altitudes elevadas.

Zika Vírus na Gravidez
Uma mulher grávida pode passar o vírus da Zika para o seu feto. A infecção durante a gravidez pode causar defeitos de nascimento graves. O CDC recomenda precauções especiais para os seguintes grupos:

  • Mulheres grávidas:
    • Não devem viajar para qualquer área do Brasil abaixo de 6.500 pés (ver mapa).
    • Se você precisa viajar para uma dessas áreas, converse com seu médico primeiro e siga rigorosamente as medidas para evitar picadas de pernilongo durante a sua viagem.
    • Se o seu itinerário é limitado inteiramente a áreas acima de 6.500 pés, há risco mínimo de contrair a Zika de um pernilongo.
    • Como a Zika também pode ser transmitida pelo sexo, se você tiver um parceiro que vive ou viajou para o Brasil, use preservativos ou não tenha relações sexuais (vaginais, anais ou orais) ou compartilhe brinquedos sexuais durante a gravidez.
  • Mulheres que estão tentando engravidar:
    • Antes que você ou seu parceiro viajem, converse com seu médico sobre seus planos para engravidar e o risco de infecção do Zika Vírus.
    • Consulte as orientações do CDC para saber quanto tempo você deve esperar para engravidar depois de viajar para o Brasil.
    • Você e seu parceiro devem seguir rigorosamente os passos para evitar picadas de pernilongo.
  • Se você viajou para o Brasil e tem uma parceira grávida, use preservativos ou não tenha relações sexuais (vaginais, anais ou orais) ou compartilhe brinquedos sexuais durante a gravidez.

A transmissão sexual do Zika Vírus também é possível, então você deve usar preservativos ou não fazer sexo durante sua viagem.

Muitas pessoas infectadas com o vírus da Zika não ficam doentes. Entre aquelas que desenvolvem sintomas, a doença é geralmente leve, com sintomas que duram de vários dias a uma semana. A síndrome de Guillain-Barré (GBS, sigla em inglês) é uma doença rara que pode causar fraqueza muscular e paralisia por algumas semanas a vários meses. Uma pesquisa do CDC sugere que o GBS está fortemente associado à Zika; contudo, apenas uma pequena proporção de pessoas com infecção recente pelo vírus da Zika desenvolve GBS. A maioria das pessoas se recupera completamente da GBS, mas algumas têm danos permanentes. Para obter mais informações, consulte Zika e GBS.

À medida que mais informações estiverem disponíveis, este aviso de viagem será atualizado. Por favor, verifique com frequência as recomendações mais atualizadas.

O que os viajantes podem fazer para evitar a Zika?

Não há vacina ou remédio para Zika. Você pode se proteger prevenindo-se das picadas do pernilongo:

  • Cubra a pele exposta usando camisas de manga comprida e calças compridas.
  • Utilize repelentes de insetos registrados pela EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA) contendo DEET, picaridina, óleo de eucalipto de limão (OLE, também chamado de para-mentano-diol [PMD]), IR3535 ou 2-undecanona (metil nonil cetona). Utilize sempre de acordo com a orientação.
    • Mulheres grávidas e lactantes podem usar todos os repelentes de insetos registrados pela EPA, incluindo DEET, de acordo com o rótulo do produto.
    • A maioria dos repelentes, incluindo o DEET, pode ser usado em crianças com mais de 2 meses de idade. (OLE não deve ser utilizado em crianças com menos de 3 anos).
  • Use roupas e equipamentos tratados com permetrina (como botas, calças, meias e barracas). Você pode comprar roupas e equipamentos pré-tratados ou tratá-los sozinho.
  • Fique em locais com ar condicionado e telas nas janelas e portas para manter os pernilongos para fora.
  • Durma sob uma rede mosqueteira se ar condicionado ou quartos com tela não estiverem disponíveis ou se for dormir ao ar livre.
  • Os mosqueteiros podem ser usados para cobrir bebês com menos de 2 meses de idade em cestos para bebes, carrinhos ou berços, para protegê-los das picadas de pernilongo.

Como o vírus da Zika pode ser transmitido pelo sexo, se você fizer sexo (vaginal, anal ou oral) enquanto estiver viajando, você deve usar preservativos.

Depois da viagem:

Muitas pessoas infectadas com o vírus da Zika não se sentem doentes. Se um mosquito pica uma pessoa infectada enquanto o vírus ainda está no sangue dessa pessoa, ele pode transmitir o vírus picando outra pessoa. Se você viajar para o Brasil, você deve tomar medidas para evitar picadas de pernilongo por 3 semanas após a sua viagem, mesmo se você não se sentir doente, para que você não espalhe a Zika para mosquitos não infectados que podem transmitir o vírus para outras pessoas.

Se você visitou o Brasil e tem uma parceira grávida, você deve usar preservativos ou não ter relações sexuais durante a gravidez.

Se você está pensando em engravidar, converse com seu médico e espere para engravidar (veja “Mulheres tentando engravidar” para quanto tempo esperar). Você também deve usar preservativos depois de viajar para proteger seus parceiros sexuais contra o vírus da Zika, mesmo se você não estiver grávida ou tentando engravidar.

Para obter mais informações, consulte Zika e Transmissão Sexual.

Se você se sentir doente e achar que você pode ter Zika:

  • Fale com o seu médico se tiver febre com erupção cutânea, dor nas articulações ou olhos vermelhos. Informe-o sobre sua viagem.
  • Tome acetaminofeno (paracetamol) para aliviar febre e a dor. Não tome aspirina, produtos que contenham aspirina, ou outros anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno.
  • Descanse bastante e beba bastante líquidos.

Se você estiver grávida:

  • Fale com um médico ou outro profissional de saúde após a viagem, mesmo que você não fique doente. As viajantes grávidas que retornam do Brasil, ou que tenham tido uma possível exposição sexual, devem dispor de testes para infecção pelo vírus da Zika.
  • Se você tiver febre com erupções cutâneas, dor nas articulações ou olhos vermelhos, fale imediatamente com o seu médico e informe-o sobre a sua viagem ou possível exposição sexual.
  • Se você não tiver sintomas, o teste deve ser oferecido se você consultar um médico, até 12 semanas após o retorno da viagem ou a última possível exposição sexual.

Informações clínicas
Todas as mulheres grávidas devem ser avaliadas para a exposição ao vírus da Zika a cada visita ao médico durante o pré-natal. Possíveis exposições ao vírus da Zika que justificam o teste incluem:

  • Viagem para ou residência em uma área com um surto atual de Zika.
  • Sexo (vaginal, anal ou oral) com um parceiro que viajou ou reside em uma área com um surto atual de Zika.

O tipo de teste recomendado varia de acordo com quando a última possível exposição da mulher ocorreu ou quando seus sintomas começaram. Para obter mais informações, consulte a orientação clínica para profissionais de saúde para mulheres grávidas.

Orientação Clínica para Profissionais de Saúde que cuidam de Bebês e Crianças também está disponível.

Recursos adicionais
Para viajantes:

  • Informação de Viagem sobre a Zika
  • Evitar picadas de insetos
  • Uso e segurança de repelentes de insetos

Para médicos:

  • Zika: Informações para profissionais de saúde
  • Proteção contra Pernilongos, Carrapatos e Outros Insetos e Artrópodes

Última atualização da página: 10 de março de 2017

Origem do conteúdo:
Centros de Controle e Prevenção de Doenças
Centro Nacional de Emergência e Zoonoses Infecciosas (NCEZID, sigla em inglês)
Divisão de Migração Global e Quarentena (DGMQ)


Fonte: https://br.usembassy.gov/pt/

Artigos Relacionados

Help Vistos

Help Vistos

Despachante de visto americano ✅ Tire seu Visto rápido! Atendemos todo o brasil ☝Cuidamos dos formulários e orientamos conforme o perfil do solicitante!

Ler todos os artigos

Atendemos todo o Brasil
Faca um orçamento!

""
1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Dúvidas? Fale conosco!